18 março 2013

O que são os Memes?



    Meme é um termo grego que significa imitação. O termo apareceu há muito tempo atrás, meados de 1970, no livro O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, onde ele propôs o conceito de meme na perspectiva de estender para o território da cultura aquilo que ele entendia como fundamental na estruturação da própria vida: o desempenho do gene nos processos de evolução. A principal função do gene seria a sua capacidade de se replicar incessantemente, e o mesmo padrão migraria para a cultura.

Então, o que são os Memes ?




    Podem ser imagens, vídeos, gifs animados, bordões, gírias, desenhos, etc. São aprendidos facilmente e se autopropagam. Se espalham, ganham versões e podem ter seu significado alterado.




    Difícil pensar em Redes Sociais sem a presença de memes, uma vez que, ele faz com que alguma mensagem seja transmitida, a maioria das vezes ligada ao humor, mas que, de alguma forma vai chegar até pelo menos 80% dessas pessoas que utilizam as Redes Sociais diariamente. Se tornam até, por exemplo, algum bordão fora do universo online, frases e citação a alguma imagem que você repete na sua "rotina offline" sem perceber. Por isso é preciso cuidado, para não adquirir uma linguagem que, faz parte da cultura digital e não do seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário