12 março 2013

Redes sociais dentro e fora da internet

     Quando se fala em Redes Sociais logo vem a cabeça: Facebook, Twitter, Orkut.
Mas na verdade isso são ferramentas das redes sociais. Rede é quando existe uma ligação de dois ou mais atores, são pessoas interagindo. Entende-se por atores: Pessoas, organizações, organismos, etc; e Informação.
Os laços das redes podem ser criados através de : Trabalho, Parentesco, Amizade, Produção de conhecimento, Produção de tecnologia, Citação, Gostos em comum, etc.

    Essas redes são estabelecidas através de laços fortes (quando são relações familiares) ou laços fracos (amigos, colegas de trabalho).
    Os atores são considerados NÓS (ou pontos), onde é possível estabelecer a ligação.     Exemplos: uma ligação de REDE DIRECIONAL, onde há um ator como transmissor e outro como receptor. Pode ser também uma REDE NÃO DIRECIONAL, onde há um único ator como transmissor, etc.
    Ferramentas como Facebook, Twitter, Orkut, revolucionaram a internet e a vida das pessoas, possibilitando que esses laços fossem mantido, modificando assim muito de seus comportamentos, criando um ambiente mais amigável e mais cômodo para manter relações de amizade, de trabalho, etc.E ao mesmo tempo também afastou as pessoas de um contato físico e concreto.
    Existem também ferramentas de redes sociais para trabalho, como o LinkedIn, Plaxo e Carbonmade, que fazem os mesmos papéis das redes convencionais mas com intuito profissional.     Concluindo, as Redes Sociais de relacionamento são aquelas que ligam os atores por seu grau de afinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário