17 abril 2013

O que é SOPA?


SOPA.. de comer? nããão!

SOPA, abreviação em inglês de Stop Online Piracy Act (pára com a pirataria online), é um projeto de lei que surgiu nos EUA que visa combater a pirataria na internet.

A proposta é que, pessoas que compartilham conteúdo pirata, tenham penas de até 5 anos de prisão por compartilhar esses conteúdos por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses.

Sites como a Google (que mostra em suas pesquisas sites que contenham conteúdo pirata), por exemplo, também pode ser punido, pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional.

Os sites Google, Facebook, Wikipedia, Craigslist, WordPress, Megaupload, são contra o SOPA e caso aprovado, teriam seu conteúdo limitado e menos liberdade na internet.

Kim Dotcom, proprietário do site Megaupload foi preso em janeiro de 2012, acusado de violação de leis sobre direitos autorais e pirataria na internet.  O site Megaupload saiu fora do ar e Kim ao ganhar sua liberdade, reativou o site com inúmeras vantagens, como uma resposta ao SOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário